Um clima agradável no ambiente de trabalho pode fazer toda a diferença para atingir os resultados esperados. Para isso, é necessário que o chefe mantenha uma relação próxima e saudável com seus colaboradores.

E há várias formas de conseguir isso! Para ajudar, vamos trazer aqui algumas dicas para você conquistar um bom relacionamento com funcionários:

Seja parceiro dos seus funcionários e auxilie quando preciso

Muitas vezes, há sobrecarga de trabalho com um funcionário exercendo mais de uma função. Nesse caso, quando o trabalhador percebe que o chefe é solícito e está disposto a ajudá-lo, enxerga-o bem melhor.

Se você notar alguém precisando de ajuda, não hesite em estender a mão. Esse tipo de atitude é muito valorizada pelo colaborador.

Elogie em público e guarde as críticas para o particular

Criticar nunca é fácil, mas às vezes é necessário. Esse movimento deve sempre ser feito de forma particular, nunca expondo o profissional perante todo o grupo. É melhor para quem critica, que fica mais à vontade para ser mais incisivo, se necessário, e para quem recebe, que não passa constrangimento diante dos colegas.

Um chefe que expõe funcionários de forma pejorativa na frente dos demais pode estar plantando a semente de uma ação por assédio moral, por exemplo.

Cumpra o que foi prometido, sempre agindo dentro da lei

Se uma meta foi atingida e você prometeu algo ao funcionário responsável por isso, seja um aumento ou promoção, procure sempre cumprir — fazendo isso totalmente dentro da legislação pertinente.

A frustração por não receber o que foi acordado pode ser o ponto de partida para você perder o respeito do grupo. Além disso, se isso não for feito de maneira formal, propiciará munição para uma causa trabalhista desse colaborador no futuro.

Para um bom relacionamento com funcionários, você precisa mostrar segurança em suas ações

Transmitir segurança a seus funcionários é muito importante, pois o chefe determina o norte a ser seguido. Um gestor não muito convicto de seus passos perde a confiança de seus comandados, prejudicando também o relacionamento com eles, enfrentando vários questionamentos de suas posições.

Tenha atitudes transparentes

Um ponto fundamental para o chefe manter um bom relacionamento com funcionários é ter transparência nas atitudes. Muitas vezes, o tempo da empresa realizar alguns feitos não é o mesmo que o funcionário deseja, seja para processos ou promoções. Por isso, sempre seja franco com seus colaboradores.

Supervisione, mas também dê liberdade aos seus funcionários

O chefe comanda as ações, precisa acompanhar seus funcionários e os resultados que eles apresentam. Entretanto, é necessário também que se dê liberdade para criatividade e o desenvolvimento de novas práticas.

Ótimas e inovadoras ideias podem sair desse tipo de movimento, por isso, incentive e mostre os meios/canais para que isso ocorra.

Atue sempre de forma mais profissional possível no trabalho

Muitos chefes acabam confundindo trabalho com diversão, com elogios exagerados ao aspecto físico de funcionárias, por exemplo. Isso, além de ser muito inconveniente, pode gerar um problema jurídico ali na frente, com a colaboradora buscando reparação de danos por tal conduta. Procure sempre ser o mais profissional possível, lembrando que o ambiente é para trabalho.

O empreendedorismo traz grandes desafios, porém, com práticas corretas e definição de boas normas de conduta de ambas as partes, esse caminho fica bem menos áspero. Busque informações e assessoria sempre que necessário e siga os passos que comentamos acima para manter um bom relacionamento com funcionários. Dessa forma, você evitará muitas situações desagradáveis no futuro.

Quer ficar por dentro de mais dicas? Curta nossa página no Facebook e acompanhe as novidades!