Muitos empreendedores têm que enfrentar demandas jurídicas em seu dia a dia, sem contar com um funcionário especializado em Direito em seu quadro de colaboradores. O resultado é a geração de grandes passivos, na forma de ações de indenização, reclamações trabalhistas, multas, entre outras penalidades.

Nesses casos, é comum que uma assessoria jurídica terceirizada seja contratada para resolver pendências pontuais. Mas quais seriam as vantagens dessa contratação? Por que é melhor para sua empresa? Confira seus principais benefícios:

1. É mais barato que manter um jurídico interno

Uma das razões pelas quais você pode estar considerando contratar uma assessoria jurídica terceirizada é justamente o alto custo de manter um funcionário ou uma equipe jurídica dentro da empresa. Além de se comprometer com os encargos  trabalhistas dessa contratação, se comparados aos serviços terceirizados, é algo que costuma não valer a pena.

A assessoria jurídica prestada por escritórios de advocacia pode ser prestada de várias, formas, por meio de valores fixos mensais, por exemplo. Isso envolve um atendimento constante e completo, a depender das demandas que surgirem no âmbito da empresa.

2. Assessoria jurídica terceirizada e ação preventiva

Esse talvez seja o principal benefício da assessoria jurídica terceirizada: sua ação preventiva. Evitar demandas judiciais sai muito mais barato do que ter que lidar com processos intermináveis, defesas em diversas instâncias e sentenças de condenação e indenização. Aja preventivamente e economize!

3. Suporte advocatício em demandas trabalhistas

A área do Direito do Trabalho afeta quase todo tipo de empreendedor, porque contratações, demissões e manutenção de funcionários faz parte de sua rotina. É possível pagar mensalmente uma assessoria jurídica para acompanhar essas relações de trabalho, dirimir dúvidas e garantir que sua empresa não está gerando nenhum passivo trabalhista para o futuro.

4. Trabalho prévio de análise de contratos

Além de contratos trabalhistas, serviços de assessoria jurídica também podem analisar os acordos que sua empresa firma com fornecedores, empresas colaboradoras e até mesmo consumidores! Essa é uma forma de assegurar que todas as cláusulas estão em ordem e que sua empresa não estará desprotegida.

Muitas vezes, esses contratos são as principais formas de delimitar responsabilidades e direitos em uma relação comercial nos tribunais. Por que não se certificar de que eles estão de acordo com o que você espera para sua empresa?

7.  Auditorias preventivas

Outra vantagem de se contratar uma assessoria jurídica terceirizada é a realização de auditorias preventivas no dia a dia da empresa. Por exemplo, é possível verificar a forma com que sua empresa realiza o controle de horas nos cartões de ponto, de forma a evitar responsabilizações futuras, horas-extra indevidas, etc.

Além disso, auditorias preventivas podem apontar novos caminhos para lidar com o regime tributário da empresa, desde que mais vantajosos e benéficos à saúde financeira do empreendimento. A finalidade dessas ações na empresa é apontar os problemas mais comuns e apresentar soluções viáveis, preventivamente.

E sua empresa? Conta com uma assessoria jurídica terceirizada no dia a dia? Se você gostou desta publicação, aproveite também para nos seguir no Facebook e no LinkedIn! Participe!