Você sabe o que diferencia um líder de um chefe? Por mais que as habilidades e os comportamentos de ambos estejam relativamente próximos, é na hora de tomar uma decisão que você nota a diferença entre eles. Sim, é nas ações de cada um que podemos reconhecer quem é chefe e quem é líder.

O modelo de gestão e liderança das empresas mudou. Hoje não há mais espaço para aquele chefe autoritário que só sabe transmitir ordens, ou que intimida os subordinados impondo sua presença. Agora, o gestor deve ser um líder e precisa ser qualificado para assumir e motivar sua equipe, que é composta por pessoas que fazem a diferença nos resultados da empresa.

Reveja os seus atos e saiba quais são as 7 características de líder que você deve ter!

1. Sabe delegar tarefas

Por que os processos seletivos existem? Para nos ajudar a encontrar os melhores candidatos a uma vaga. Se eles são os melhores, por que centralizar todas as ações e decisões no chefe do departamento? Não faz sentido, não é verdade?

O líder não centraliza ações e decisões e valoriza o talento de sua equipe, delegando tarefas de acordo com o perfil e a capacidade de cada pessoa.

2. Acompanha as tarefas

Não basta delegar uma tarefa a alguém de sua equipe, cobrar os resultados e não se envolver com o prazo estipulado. Se quem assumiu a tarefa faz parte do seu time, acompanhe passo a passo de tudo o que é feito.

Um feedback constante surte mais efeitos positivos do que ver o trabalho somente no final.

3. Divide o mérito dos acertos

Entre as características de líder, está o compartilhamento do mérito pelos acertos da equipe. Diversas tarefas são feitas por vários membros de um time, portanto, o reconhecimento pelo bom desempenho delas deve ser dividido entre todos e não centralizado apenas na figura do gestor.

4. Aprende com os erros

Caso haja algum problema, o líder consegue identificar os motivos que o levaram a errar e faz com que eles se transformem em aprendizado para a equipe — sem a necessidade de expor as pessoas ao ridículo, assediar moralmente ou culpar diretamente um ou outro colaborador.

5. Assume responsabilidades

O líder assume suas responsabilidades e está sempre em busca de soluções para os obstáculos que sua equipe possa enfrentar. Desempenhar esse papel implica em abrir novos caminhos para que todos os membros de seu time consigam se desenvolver profissionalmente.

6. Lidera pelo exemplo

Você sabe quem deve ser a primeira pessoa a demonstrar um bom comportamento dentro do ambiente de trabalho? O líder. Quando é necessário adotar novas metodologias ou abraçar um novo conceito, ele é o responsável por dar o exemplo.

Em vez de agir por impulso, o líder serve sempre de exemplo para o time.

7. Reconhece os limites de todos

Para ter as características de líder, é necessário conhecer bem as pessoas que fazem parte da equipe. Mais do que isso, é fundamental reconhecer os limites de todos — inclusive os seus. Cada um tem suas particularidades e necessidades, precisando receber o respeito da liderança.

Faça como grandes líderes que figuram em nossa história. Bernardo Rocha de Rezende, o ex-técnico Bernardinho da Seleção Brasileira de Vôlei, sempre foi um apaixonado pelo próprio trabalho e se tornou um exemplo para seus liderados. Ele ensinou a importância da cooperação, do trabalho em equipe e da solidariedade entre todos.

Steve Jobs, cofundador da Apple, inspirou milhares de seguidores fanáticos por tecnologia. Sua atuação modificou os rumos do mercado tecnológico com a chegada do iPhone graças à insaciável busca pela perfeição em seus produtos e serviços. A criatividade e a inovação da Apple levaram a empresa à posição de liderança e referência que ocupa até hoje.

Reconheceu em si algumas dessas características? Quer receber mais dicas como essas? Assine agora mesmo nossa newsletter!