Saber negociar com fornecedores é essencial para conseguir manter um preço competitivo e atraente para o mercado. É difícil lidar com concorrentes que vendem, com preços menores, os mesmos produtos que sua empresa. Por isso é importante saber negociar valores, condições e descontos com os fornecedores, com o intuito de aumentar as vendas e o lucro de seu negócio.

Contudo, antes de ir à reunião com o fornecedor, é preciso estar preparado e saber exatamente o que está buscando. A preparação é a alma do negócio, pois o fornecedor poderá parecer inflexível em um primeiro momento. Com uma negociação adequada, é possível chegar em um ponto onde ambas as partes sairão ganhando.

Separamos 5 dicas de preparação que o deixará apto a encontrar e negociar com os fornecedores de sua empresa. Confira a seguir!

Como negociar com fornecedores

1. Tenha mais de um fornecedor a vista

Ir ao encontro de um fornecedor não possuindo outras opções a vista é um sinal de alerta. Depender de uma única opção o forçará a aceitar as condições impostas pelo fornecedor, já que você precisará daqueles produtos de qualquer forma.

A dica é ter mais de uma opção em mente, sempre negociando as melhores condições para ambas as partes. Dessa forma é possível avaliar, com mais qualidade, qual é a será a melhor escolha para o seu negócio.

2. Negocie com paciência

A ansiedade pode gerar um mau negócio! Apresentar grande interesse pode gerar uma impressão que o empresário aceitará qualquer termo contratual. É preciso pesquisar bastante e avaliar as propostas dos fornecedores consultados antes de fechar negócio.

É importante demonstrar que tem outras opções em mente, que está realizando uma pesquisa para encontrar os melhores fornecedores para o seu negócio. Isso abrirá espaço para conversa e, a partir daí, refinar as condições entre as partes.

3. Mantenha contato com os fornecedores

Não é preciso transforma-se em um amigo de seus fornecedores, mas é importante tê-los próximos de você – e de seu negócio. Manter o contato é essencial para aumentar a flexibilidade das transações, principalmente se tratando de prazos e preços. Ligue, faça visitas periódicas e esteja sempre por perto.

4. Não fale demais

Quando não se tem experiência, o empresário acaba falando demais e isso acaba prejudicando a negociação. A dica é não revelar mais do que o essencial.

Revelar o prazo necessário, por exemplo, acaba deixando o empresário na mão do fornecedor. Deixe o fornecedor apresentar as condições para, então, negociar as condições propostas de acordo com as necessidades de sua empresa.

5. Tenha contratos bem estruturados para evitar fraudes

O contrato é o documento mais importante entre você e seus fornecedores. Ter um contrato bem estruturado é essencial para evitar fraudes e prejuízos na negociação.

Por isso é importante contar com um escritório para analisar os contratos, evitando problemas ao negócio. Dessa forma, o empresário poderá focar exclusivamente no sucesso de sua empresa, já que não precisará se preocupar com as cláusulas e condições dos contratos emitidos por seus fornecedores.

Saber negociar com fornecedores trará mais benefícios para o seu negócio. Estar preparado e ter paciência são dois fatores ideias para encontrar as melhores opções para sua empresa. Agora que você viu nossas dicas, chegou a hora de pesquisar!

Gostou do artigo? Compartilhe esse conteúdo para que ele possa ajudar mais pessoas!